Dia da Proclamação da República

Publicado em 15/11/2022 às 09:14

Dia da Proclamação da República
🟩Em 1889 é proclamada a instauração da forma republicana presidencialista de governo no Brasil, encerrando o período da monarquia com a destituição do então chefe de Estado, o Imperador D. Pedro II.
🟨O fato ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, instituiu um governo provisório republicano.
🟩A Proclamação da República mudou a história brasileira: trocaram-se os símbolos nacionais e novos heróis, como Tiradentes, foram estabelecidos. Além da mudança da forma de governo, o Brasil passou a ser uma nação com poder descentralizado, pois foi implantado o federalismo.
🟨Com a Proclamação da República, o marechal Deodoro da Fonseca assumiu como primeiro presidente do Brasil. A organização da república tomou forma quando foi promulgada uma nova Constituição no ano de 1889.
Tempo
Alagoa Grande - PB
Mín 22ºC
26º
Máx 30ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.