História

A Câmara Municipal de Alagoa Grande foi criada em 1865, na época do Brasil Império, quando o município foi emancipado de Areia. No período de 1865 à 1895 chamava-se Câmara Municipal, após 1895 o governo republicano criou em substituição as Câmaras Municipais os Conselhos de Intendentes para administrarem os municípios. 

Portanto, de 1865 à 1904, quando passou a ter a função legislativa, os presidentes da Câmara ou Conselho eram os chefes do executivo (prefeitos) do município. Após 1904 a Câmara passou a ter a função legislativa, sendo conhecida até os nossos dias como o Poder Legislativo municipal. O edifício sede leva o nome de CASA FRANCISCO LUIZ DE ALBUQUERQUE E MELLO, em homenagem ao ex-prefeito que governou o município por duas vezes, no século XX. O Plenário tem o nome de Moisés Francisco da Silva, que exerceu 5 mandatos de vereador e ocupou 3 vezes a presidência da Casa Legislativa. 

Atualmente o Poder Legislativo é composto por 11 vereadores eleitos democraticamente pelos cidadãos, no exercício dos seus direitos políticos, pelo voto secreto para exercer um mandato de 4 anos. No início de cada legislatura é eleita pelos vereadores através de voto aberto, uma mesa diretora composta de presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários, que administram por 2 anos. Os membros da mesa não podem ser reeleitos para um mandato subsequente. O presidente atual é Cláudio Lúcio Barbosa, que está no seu 1º mandato, sendo esta a 1ª vez que ocupa o cargo máximo do legislativo municipal.

Ex-presidentes do Poder Legislativo de 1948 à 2016: Gedeão Ângelo de Amorim – Curso primário, Agricultor e comerciante;
 

 

   Marcelo dos Santos Almeida - 2017/2018 - Ensino Médio, Agricultor

Obs: O grau de instrução e as atividades exercidas pelos presidentes correspondem ao tempo do exercício da presidência no legislativo municipal.

Referências:

Lei Orgânica do município de Alagoa Grande, 1990.
AVELAR, José Avelar Freire. Alagoa Grande: sua História de 1625 a 2000. 2ª ed. João Pessoa: A UNIÃO, 2002. 344 p.
Arquivo da Câmara Municipal de Alagoa Grande.

Tempo
Alagoa Grande - PB
Mín 23ºC
27º
Máx 31ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.